Busca por um profissional respeitado no mercado e que possa ser o padeiro chef de sua vida ou de sua família, produzindo, orientando, sugerindo, organizando os pães que você ou sua família devam comer? Sou a pessoa certa.
Search This Blog
Monday, June 17, 2013
Pães de Abóbora!
Um dos maiores desafios de um bom padeiro é poder transformar ingredientes de qualidade em pães ótimos, soberbos, espetaculares. Ontem, no meu trabalho na padaria do Mercadinho Itaipava, aprimorei um pão que era ótimo, ficou fantástico. Utilizando a técnica tudo funciona. Reproduzo aqui a receita deste pão feito com um ingrediente simples. Abóbora.
Ingredientes:
1 kg. farinha de trigo branca
20 g. fermento seco instantâneo
270 g. de abóbora cozida resfriada e amassada.
120 g. de iogurte desnatado
110 ml de leite
90 g. açúcar
2 ovos grandes e três gemas
200 g.manteiga sem sal
120 g. canela em pó
70 g. de nozes picadas
10 g. sal marinho
6 g. fermento químico
Modo de preparo:
Em uma pequena tigela, misture 120 g. de farinha de trigo, as 20 g. de fermento e todo o iogurte. Deixe fermentar por 45 minutos. Esta é a ESPONJA.O objetivo da esponja é fazer com que o fermento se desenvolva sem sofrer interferência de açúcares e gorduras, formando uma colônia inicial forte. Reserve.
Em um bowl ou bacia misture o restante da farinha, a canela, o fermento químico e o sal.
Após o tempo de crescimento da esponja, bata os ovos com as gemas, junto com o açúcar. Adicione esta mistura à esponja já crescida. Misture a abóbora a esta pasta. Vai ficar uma mistura como coalhada, bem aquosa e ao mesmo tempo elástica.
Misture esta mistura elástica ao restante da farinha, vá acrescentando o leite e batendo em uma batedeira em velocidade baixa ( 2 ) por três minutos. a massa fica bem macia,levemente pegajosa. Após obter este ponto, desenvolva a massa por 4 minutos em velocidade média ( 4 ). Acrescente a manteiga em ponto de pomada e bata mais 4 minutos em velocidade média. Acrescente as passas e nozes e desenvolva por mais um minuto em velocidade baixa ( 2 ). A massa fica lisa. sedosa, untuosa e muito macia.
Unte a massa com um pouco de óleo e coloque-a em uma bacia previamente untada com óleo. Cubra e repouse por 2 horas a 26 graus C. Retire os gases da massa, enfarinhe a bancada levemente e deite a massa sem apertá-la, fazendo com ela um retângulo grande com 1 a 1,5 cm. de espessura. Com auxílio de um cortador redondo, corte dezenas de pãezinhos e ajuste-os sobre assadeira previamente untada com óleo. Pincele a superfície da massa com uma mistura de 200 g de creme de leite, 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de extrato de baunilha.
Descanse os pães modelados por mais 1 hora a 26 graus C, cobertos para evitar ressecamento. Os pães da foto foram pincelados com clara de ovo e salpicados de erva-doce!
Pré-aqueça o forno a 138 graus C. Asse por 13 a 16 minutos ou até que dourem. Polvilhe-os com uma mistura de canela com açúcar. Sirva morno.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)

No comments:
Post a Comment